quinta-feira, janeiro 29, 2009

Não é fácil amar

Verbo AMAR,segundo o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa.
transitivo direto e pronominal
1) demonstrar amor a; sentir grande afeição, ternura ou paixão por
2) votar amor a si mesmo; prezar-se em excesso, ter demasiado amor-próprio
3) sentir grande devoção por; adorar
4) realizar o amor físico; praticar o ato sexual
5) gostar muito de; ter inclinação para; apreciar
6) (Diacronismo: antigo.)ter dedicação por; honrar; venerar
7) (Derivação: sentido figurado).Dar-se bem com; gostar
8) (Diacronismo: antigo.)Ter desejo por; querer, apetecer
transitivo direto
9) (Diacronismo: antigo.)Manifestar preferência por, escolher.

Falar de amor todo mundo fala.É sempre aquela de coisa: borboletas no estômago, suores, mãos frias, aí vem aquela sensaão de bem estar, de segurança, de se sentir cúmplice, confiante, dono de si,se sentir o dono do mundo, um desbravador,um conquistador.
Todos gostam de amar e ser amado. É aquela felicidade constante.Os pássaros cantam lindamente, o Sol brilha mas não está quente, num céu azul royal incrível,tem aquela brisa maravilhosa, enfim, está tudo perfeito. Todos os dias são assim, por mais que caia uma tormenta de 40 dias e 40 noites, não te abala facilmente.
Você se sente lindo(a) e faceiro (a). O mundo tá pra você!
Amar é lindo!
...
Aí vêm as brigas, discussões acirradíssimas...Nessa hora,você tem duas opções: a) você e a pessoa amada superam isso e continuam no cenário bucólico.
b) vocês decidem que não chegarão a um acordo e terminam.

Suponhamos que aconteça a opção "b". Poxa, que peninha vcs terminaram...
E na calada da noite, vc se pega pensando na pessoa. A vê na rua com outrém e fica se remoendo, por um instante um brilho verde toma conta dos seus olhos, dark forces invadem sua mente dolorida e começa a confabular planos maléficos e infalíveis de como descobrir quem é a pessoa que está com seu(sua) ex.
Fica indignado como vc pode ser trocado tão facilmente! Será que a pessoa não tem um pingo de consideração por você? Justo você que dizia que a amava tanto!Ou melhor, ainda AMA!Todas as células do seu corpo tem tatuado o nome da pessoa amada...

Isso é ciúmes,apego.

"O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece, não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se recente do mal; não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta."
( Disponível aqui )

Viu? Repare que amar é diferente de apego.
Quando se ama verdadeiramente alguém, independente se for homem ou mulher,você não tem apego pela pessoa. Você zela por ela, quer seu bem, quer que ela seja feliz em qualquer que seja a situação. Dá assistência com conselhos e advertências.
Apego só traz ciúmes, inveja, raiva,ódio,cólera.

Quando um homem e uma mulher estão juntos, há a paixão, o desejo, o amor...Quando eles se separam não há mais paixão ou desejo, mas o amor deve persistir. Deve porque é com ele que ambas as partes querem o bem para o outro,independente da situação.
É como aquela frase que dizem por aí "Se tinha antes, foi embora e nunca voltou é porque nunca tive, mas se voltou é porque cativei e soube esperar e amar." (Não é bem assim, a frase deve ser mais bonita, mas sou péssima com essas coisas)

Amar é bem mais que palavras...É atitude. E uma atitude difícil, pois somos humanos, imperfeitos, aprendendo a cada dia...

Obs.: Dois posts em um dia...Estou inspirada!

3 comentários:

Marina Rebuá disse...

Oiiii!! nem tive tempo de ler o post, to correndo aqui no trabalho e só vim pra avisar que passei no CAE!!! ieeeeiii!!! =)
Com C - o q ja era esperado - mas passaei! hehehe
Dps volto e leio com calma! :)

bjooo!!

Anônimo disse...

[eu li o post] rsrs
Eu já me apaixonei algumas vezes (acho que umas 3), mas amar mesmo, só amei um... acho que no fundo ainda amo... mas não vou entrar nesse assunto que une amor e ódio...
No momento estou numa fase... "descobrimento" rs aliás, na verdade... redescobrimento... não amo nem estou apaixonada... só estou me enroscando eu acho... rs Pelo menos ele é gato! sauhsauhuhssauh

Besos

Anônimo disse...

Não li o seu post ainda, mas já aviso que estou te linkando também.

Postar um comentário