segunda-feira, janeiro 19, 2009

Não sou boa de veias

Quinta feira resolvi ir até o Hospital que tinha um banco de sangue, doar sangue. Fui lá, fiz entrevista, tomei lanchinho e fui chamada pra sala de coleta.
A enfermeira olhou pra minha cara e pro meu doce bracinho estirado e falou com cara de quem não queria estar ali : "Ai, vc não tem veia,moça" eu parei e fiquei olhando pra ela...Tipo pensando: "Colega, eu já tenho problemas com sangue. Não sou fã de sangue. Não gosto de agulhas, toda vez que vou tirar sangue eu preciso de um psicólogo do meu lado e vc AINDA ME DIZ ISSOO?!"
Eu respondendo: "É? Talvez vc possa ver no outro braço..."
Certo, lá fui eu, pro oooooouuuuutroo lado da sala e ser a última a ser atendida. Ela colocava 2 garrotes no braço do pessoal, no meu? 3 ¬¬
E ainda ela falava "Mas vc vai demorar,hein?!" Aí, ela conseguiu achar uma veia, mas era fina que só, e tipo a agulha que eles usam é GROSSA! REALMENTE GROSSA!
Aí a veia que ela encontrou por ser pequena não tinha muita pressão, aí deu que ao invés de doar 450-480 ml de sangue, eu só doei 200 ml. ¬¬
Aí eu perguntei "Moça, oq vc vai fazer com isso?" ela: "Infelizmente não dá pra fazer nada, a não ser jogar fora. Pelo menos, dá pra tirar sangue pra fazer exames. Mas pessoas como vc, que não é boa de veias, não é aconselhável que doem sangue."
E eu "mas eu realmente quero doar sangue e ajudar as pessoas!" (mimimi)
ela "Mas não doe. é melhor pra você e pra gnt"

Resumo da ópera, não posso doar sangueee!
E eu, que queria taaaannto ajudar as pessoas...=/
(Obs.:Reparem que o desejo de ajudar está acima do meu pavor/fobia de sangue e agulhas!)
(Pensamento:Causa nobre, que lindo! Snif,snif...Tô tentando ser nobre! hahahahaha)

Bueno, ontem fez um calor dos infernos. Eu saí pra um lugar aberto e usei um protetor solar de FPS 15 ¬¬
Oba! Me queimei e estou vermelha...A pior parte disso? Vou descascar. O pior da pior parte? Eu tenho NOJO de pele.
É.E aí? Sério, desde pequena eu tenho aascoo de ver a pele descascando!Tenho nojo de mim mesma, por isso vivo de protetor solar.
"Que viadagem" - vc pensa.E eu "é, concordo". Viadagem mesmo hauahuahaua,mãããããssss fazer o quê? Nasci assim. Ngm da família me estimulou a ser assim.
O mesmo acontece com a minha irmã, ela tem nojo de cabelo, inclusive do próprio cabelo!
Meus pais? São pessoas super normais, sem nada dessas frescuras.
Os pais da minha irmã? São pessoas super normais, sem nada dessas frescuras.

Como assim? Eu e minha irmã temos a mesma mãe. E pais diferentes =P
É, 'cê vê,né? Coisas da vida...

É isso. Eu vou descascar. Eeee não posso doar sangue...Que triste!

17 comentários:

Anônimo disse...

Pra vc ver como nem tudo na vida é como deve ser !!!
Ainda bem !!!
Te amo...

P.S.: Descascar faz parte da vida..até das cobras...

Maini disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Maini disse...

Jack!
Estou passada com a falta de tato desse tia! que horror! mulherzinha infeliz!
Não desista e acredite .. você tem veias!
Beijos

Anônimo disse...

Oláa!!
Entãooo... Vc deveria ter pedido ajuda pra Nossa Senhora da Veia Desaparecida ou algo assim... hehe Aliás, minha mãe teria achado sua veia, e vc não ia nem sentir a picada, é sério mesmo!
E... bom, mais banca que eu acho que só minha irmã, que é transparente e que é filha dos meus pais... rs Então, uma simples ida à padaria da esquina num dia de Sol como esses últimos, nos faz ficar vermelhas e... ombros e nariz desprotegidos = vermelhos e descascando... então... acostume-se! ^^ hehehe
(Nossa, que comentário gigante...)

Beijos

Anônimo disse...

eu quis dizer branca!!!!! haha

Lud*** disse...

Olá, olá!
Venho visitar (acho) pela primeira vez...
Achei vc pelo blog da Ka...
Éahnn...
Gostei daqui... é simpático!
Minhas veias são boas de se ver... de longe na verdade... rs
Mas odeio colher amostra... só faço quando preciso MESMO e MUITO e não olho nem a pau!
E... FPS 15?... é... pra Ka o melhor deve ser 50... rsrs pra mim 30... 15 é pra Negão Legal do Senegal! rs
Visita o meu ;) Bju

Steh disse...

ODEIO tirra sangue... gente, eu não daria pra doar sangue, é uma coisa boa e talz... mas, ew, não sirvo pra esse tipo de coisa.
MAS NÃO DESISA JACK! HAUEHAUEHAUEHAUEHAUHEUAHEUAHEUAHE
eu acho que tenho problemas, não descasco :O posso ficar vermelhla, preta, mas faz tempo que eu não descasco... é açgo para eu refletir , mfmf
;*

Anônimo disse...

aaaaaaaaaaaa
amiga, vai no Ainstein... lá as pessoas tem paciencia... e acham..
eu sei porque tbm sofro no mal da sem veias...
hahahhahha

e se eu fosse vc... eu tinha batido na tiazinha....
e pegava minha bolsinha de sangue e levava pra casa....

hauahuahauhauhauhua

mas não desista...
tente outros hemocentros...


-----------------------

ah o calor...
acaba comigo!
mas nem uso protetor...
tbm... passo o dia "encapuzada"... jeans, camiseta, tenis, jaleco.... num dá nem pra respirar as vezes... pq respirar gasta energia... e gastar energia faz a gente suar... e suar não pódi!!!!
hahahahhahahahahha

beijão!

Priscilla Ferreira disse...

Oi Jack!
Eu achei seu blog porque estava procurando na internet alguma coisa relacionado à isso!
Fui hoje num homocentro, colhi sangue, fiz o lanchinho e na hora de tirar o sangue, a mulher disse que a minha veia era muito fina e que não iam me deixar com hematomas!
Meu marido doou normal e disse que essa "falta de veias" é por causa do meu sedentarismo.
Fiquei muito triste e queria saber se o que ele disse era verdade. Você também é sedentária como eu ou foi falta de tato das profissionais do lugar?

Karina disse...

Pois é, entrei no seu blog porque minha dúvida era: o que eles fazem com meia bolsa de sangue? Porque fui no Hemocentro da Santa Casa de São Paulo e só consegui retirar 10mL pro cadastro de medula óssea. A médica disse que principalmente no frio é quase impossível achar uma veia boa minha, e a que ela achou era tão fina que com a grossura da agulha ia estourar muito antes de encher a bolsa.

No mais ela falou pra eu tentar num dia de muito calor, tipo Verão, mas que provavelmente só vou ficar machucada / com a veia estourada.

Eiji disse...

Olha só.. encontrei uma pessoa como eu: tem veia fina.

Hoje foi minha segunda tentativa de doar sangue. Na primeira demorou muito. O fluxo de saida de sangue era muito baixo e de tempo em tempo enfermeira vinha com um tipo de caneta e puxava o sangue em direção à bolsa que doia muito. Mas não adiantou muito..
Como isto estava insuportável perguntei se podia continuar no outro braço.
A enfermeira pegou outro saco de sangue e começou tudo de novo.. o fluxo era o mesmo! Não sei se conseguiu aproveitar
No dia seguinte estava com os dois braços roxos.

Hoje, depois de 3 anos, fui doar de novo.
Contei o que tinha acontecido para a enfermeira e que estava indo para tirar o trauma da primeira vez.
Ela identificou a veia e viu o fluxo. Impressionante não mudou nada depois de 3 anos.. o fluxo continuava baixo.
Ela procurou alguma outra veia que poderia ser melhor e perguntou se poderia efetuar o procedimento na outra veia, ao que consenti.
Esta picada foi pior e o fluxo.. o mesmo.

Ela disse que era melhor para pois para extrair a quantidade necessária excederia o tempo máximo de coleta que seria 15 minutos.

Mas acredite, sou sangue bom. Pena que ele não gosta muito de sair!
É isso aí.. A vida continua..

Anônimo disse...

COMIGO ACONTECEU A MESMA COISA, FUI, OLHARAM OS DOIS BRAÇOS, MAS A ENFERMEIRA DISSE QUE NÃO IA NEM TENTAR ME FURAR, POIS IA SAIR POUCO SANGUE E SÓ IA JUDIAR DE MIM, TENHO VEIAS FINAS E QUERIA MUITO DOAR, AJUDAR DE ALGUMA FORMA, MAS NÃO POSSO :(

Catarina disse...

eu também tenho pânico de agulhas e sangue e fui doar sangue! parabéns a nós!

mas eu, felizmente, tenho veias beeem visíveis :D uff

Anônimo disse...

Sobre a veia,te entendo muito pq sofro do mesmo problema. Quando alguém acha minha veia sem me fazer sofrer chamo de anjo.

Kawaii disse...

Quando eu era criança e fazia exame de sangue nunca achavam minhas veias e falavam "quando tu crescer vai ser mais fácil" mas n mudou nada, pra fazer soro no hospital quando passo mal é um sacrifício, mesmo quando estou confiante ou pensando "mds, quando sair vou no mc, será que pego o hambúrguer novo?" N acham e dizem que a culpa é minha, desculpa eu nasci culpada, a ultiúl vez no hospital levei 5 agulhadas e tive um ataque de pânico, e não consegui tomar o remédio pq já tinham furado minhas 2 mãos e 3 vezes nos braços, e eram agulhadas de ferro pra n estourar a veia, mas n achavam, um outro paciente tentou me acalmar dizendo que ia chamar um médico pra mim, mas fui liberada antes, em casa tive que tomar calmante e não parei de tremer. Eu não estava nervosa eu tinha feito exames ali 1 mês antes, todos foram queridos, n me senti nervosa, mas daí a enfermeira me xingou, outra paciente começou a me critica, a enfermeira falou "mds n mereço isso" AGORA É OBVIO que quando eu for fazer outro exame vou ter medo, mas sabe eu acho que é o enfermeiro, pq já fui chorando e nervosa e acharam, e já fui calma pensando em exame de rotina e nao acharam. Dizem que e nervosismo, mas acho que outra coisa tipo falta de confiança, tipo de achar que o médico é incapaz ou ineficiênte, pq medo é um sentimento simples demais, n me descreve, nervosismo tem reações no corpo óbvias que iam ser percebidas quando fiz a triagem, então qual a próxima desculpa que vão me dar? Sacanagem

Unknown disse...

Olá, pesquisei este assunto porque ontem fui tentar doar sangue e aconteceu o mesmo comigo, a enfermeira passou o anestésico me furou e na hora de achar a veia, sem sucesso, fiquei super frustrada, ela disse pra eu tentar voltar num dia quente e beber bastante água na semana.
Tentarei fazer isso e vamos ver o que vai ser.

Unknown disse...

Também tenho problemas com veias finas e difíceis de achar, no meu primeiro exame há 15 anos atrás pra detectar anemia fui num hospital particular, a moça deu uma forçadinha pra achar minhas veias ela achou no meu braço direito eu ria mas doeu, fiquei com o braço roxo que não conseguia dobrar(pode ter sido nervosismo dela). Na segunda tentativa mais recente no hospital municipal a moça me explicou sobre as veias e me mostrou qual era: é uma coisinha roxinha e fininha mas ela teve que furar meus dois braços, quando achou foi no esquerdo, o sangue jorrou blz mas ela não conseguiu coletar duas amostras quando olhei pra seringa achei que iria coagular porque ela puxava e não saía mais nada, começou a deixar umas marquinhas na ampola foi o jeito ficar só com essa amostra, mas deu certo. Depois tive que repetir o exame dessa vez num particular e de novo não achava, eu falei pro moço o que tinha acontecido na última vez pra ele não me furar um monte de vezes e ele furou minha mão, deu certo e a recuperação é até melhor. Agora tentei doar sangue tudo certo na triagem entro na sala de coleta sento na cadeira e de novo não acharam as veias amarraram elástico nos meus dois braços quando acharam foi no braço direito era fina mas mesmo assim tentaram: Abre e fecha a mão aperta, solta procura quando acharam foi no braço direito era profunda de acordo com elas, enfiaram a agulha pra testar não saiu nada nem uma gotinha. Nem quiseram insistir mais uma vez furando o outro braço pra ver se saia já que vi ram que a veia era fina e quando tiraram a agulha do braço direito tive a impressão de que era maior que ás de exame,talvez por isso não insistiram mais já que a idéia é não estourar uma veia. Fiquei decepcionada, porque era pra uma pessoa que precisava muito. Quanto ao tratamento pessoal foi bom, foram educadas. A recomendação que recebi foi aumentar a ingesta de água e fazer exercícios com peso para os braços por uma semana pra tentar dilatar essas veias vou fazer esse procedimento e voltar ao hemoba quando puder não vou desistir de doar ainda pois foi minha primeira tentativa. Sobre o clima, que é o que mais estou lendo nas postagens aqui, onde moro é quente, então calor pode não ser o problema.

Postar um comentário