sexta-feira, maio 22, 2009

Não invente pronúncia, por favor!

Eu sou uma reles mortal, que mal sabe o "bê-a-bá" direito, então quem dirá o Inglês? Não sou do tipo de pessoa que se julga superior por saber falar uma língua diferente do Português,nem culpo ninguém por não saber.
Acredito não ter moral alguma, também, em exigir de alguém a pronúncia correta de uma palavra de Inglês, nem nada...MAS, essa semana me aconteceu um fato:

Estava eu, no último dia de curso no Bradesco, quando um dos professores de lá entrou na sala e eu, como já o conhecia comecei a perguntar se ele vendia Mac e quanto estava, aí ele estava falando e tal...Depois que eu tirei minhas dúvidas com ele, um aluno da sala,fez uasm perguntas técnicas de hardware,software,tappware que eu não sou entendida, então não me intrometo. Só que, uma coisa me chamou atenção e doeu nos meus ouvidos...Foi o menino pronunciar "Apple"...
Certo, é sábido por TODOS que os Macintosh's são os computadores da Apple, certo? Ceeeeeerto!
E hoje em dia, por conta do "iPhone" e "iPods" da vida, APPLE é largamente falado, certo?! Ceeeeeeerrtoo.
Logo, entende-se que todo mundo pronuncia "APPLE" da seguinte forma: ÉPOU. Nao é assim?!
Tá...Agora não te causa estranheza [e dor no ouvido] a palavra EIPOL? Eu fiquei uns bons 30 segundos, pra sacar que "EIPOL", era "ÉPOU" (Apple), na verdade! Tanto é que eu perguntei pro meu amigo que tava do lado "Ahn..Que computador é esse?" oO
Sentiu o meu drama?! E o rapaz ficou lá, falando "eipol, eipol,eipol" que comecei a achar que eu é que estava errada...Sorte que no dia seguinte eu tinha aula e minha aulna de 5 aninhos, falou "Teacher, I like apple!" (E ela falou ÉPOU!)

É...Se não fosse ela, não sei o que seria de mim...

Bjsmeliga =*

GRANDE observação: Não táa bonitinhooo o novo visual?! XD

14 comentários:

Funcionária do Mês disse...

Parabéns! O novo layout está muito lindo! Fazia um tempo que não visitava os blogs amigos e foi uma bela surpresa este novo visual. Sucesso!

Ka disse...

uhauhauhauah A minazinha de 5 anos salvou sua vida mesmo??? uhauhauhhuauha
But... I like eipol! huashaushausa
Essa foi de RACHAR! quase fiz pipi na calça! uuhauhauhauhuahuaa²³²³²

Anônimo disse...

Bom, isso é uma questão de pronúncia e cultura por região, pois não sei se você sabe ou de onde é, mas o pessoal do Sudeste por exemplo, não pronuncia o E, como é, e sim como ê...então se formos aplicar a mesma regra, é só uma questão de região mesmo...não quer dizer que a pessoa esteja falando errado...então teria que dar uma dor no ouvido também quando os paulistas falassem digitem ê ao invés de dizer, digite e, com som de é...que é o correto. Fica aí pra vc pensar guria...

Anônimo disse...

Boa noite.
Na verdade, a pronuncia da palavra "Apple",se referir a marca de computador, eh "eipou",diferente da pronuncia da fruta.

Anônimo disse...

Quanta asneira!
"Apple" (maçã) se pronuncia ÉPOU nos EUA e ÁPOU na Inglaterra. (Isso mesmo: ÁPOU, com som de A mesmo!!!) EIPOU não existe nem em vietnamita arcaico. Abraços...

Anônimo disse...

Santa ignorancia, acho que vc se sentiu ofendida por que saber um pouco mais?
Antes de criticas vc deveria verificar seu portugue ai sim vc poderia julgar algo.
ceeeeerto.

Anônimo disse...

Depois de tudo isso, creio que o nome daquele ator americano, que era trapezista, nao é burt lancaster, mas sim bart lankuster..............

Karolaine disse...

Eu moro no sudeste e em toda minha vida pronunciei ÉPOU...
Não é porque mora no sudeste que vai trocar o É pelo Ê, aliás, pra mim isso é desculpa de quem não QUER aprender a falar.
E outra, seja a marca, a maçã ou o que for: é ÉPOUUUUUU, nunca haverá um EIPOL. É brasileiro que adora inventar pronúncia.

Karolaine disse...

A propósito, esse negócio de trocar o Ê, pelo É... é coisa da cultura NORDESTINA.
A lingua INGLESA não quer saber disso. ÉPOL vai ser assim no nordesde, no sudesde, ou seja lá onde for.

Unknown disse...

Bom na verdade a pronúncia correta tanto no inglês americano como no britânico é ÁPOUL.
http://dictionary.cambridge.com.org
No Brasil fala-se errôneamente, acredito que por uma certa influência da mídia e da falta de cultura inglesa por parte de alguns docentes.

Unknown disse...

Bom na verdade a pronúncia correta tanto no inglês americano como no britânico é ÁPOUL.
http://dictionary.cambridge.com.org
No Brasil fala-se errôneamente, acredito que por uma certa influência da mídia e da falta de cultura inglesa por parte de alguns docentes.

Anônimo disse...

Uma amiga foi para Disney e lá pronunciou Épol ai corrigiram ela para Apol, com son de A.

Anônimo disse...

Nossa que gênios vc e sua aluna do berçario são! Q mentira descarada dizer q não sabia a q marca se referiam quando falavam "eipol". A pronúncia correta é ápol, épol é uma versão "americanizada", acho melhor se informar para que a tua arrogância não te leve a erros grosseiros como este.

Anônimo disse...

Entrei em contato diversas vezes com os técnicos da marca no suporte ao cliente, sempre ouvi-os dizer Ápol. Acho que quem trabalha na Apple não iria dizer a pronúncia incorreta.

Postar um comentário