Bem, hoje é o dia da postagem coletiva sobre um livro especial de nossas vidas. Devo dizer que desde cedo leio muitos livros.
Tenho alguns prediletos como: "Aventura do Imprério do Sol" da coleção Vaga-Lume. Sério, quem nunca leu um livro sequer dessa coleção?!É fantástica!
E a febre "Harry Potter"? Com ela é uma questão muito curiosa, porque eu comecei a lê-la quando tinha 11 anos, igual ao Harry.E conforme crescia, o HP tbm, então assim, quando ele tinha 15 anos, em "HP e a Ordem da Fênix", eu tbm tinha e entendia o porque dele ser um revoltado com o mundo. Terminei a coleção HP aos 17, igual a ele. Resumindo, foram livros especiais para mim, eu cresci junto com ele, é de um carinho bem especial.
Nisso veio "The Lord Of The Rings", um romance fantástico! Sério, sou super fã do Tolkien. Outro livro que tbm devo citar é "O mercador de Veneza", é o meu predileto de Shakespeare, tá certo que eu só li esse e "Romeu e Julieta", "Sonhos de uma noite de verão" e "Hamlet". Mas acho que "O Mercador de Veneza" tornou-se tão querido por mim, pela história da Pórcia salvar o Mercador e o Bassânio das garras do judeu e do júri. Achei isso muito criativo e mostra do que uma mulher é capaz, mas não é dada crédito por ser mulher. E tbm pq asism que li o livro, fui ao teatro ver a peça, logo em seguida!
Romances policiais são meus eternos amantes! Amo Agatha Christie, Dennis Lehanne, John LeCarré...Amo de paixão esse tipo de livro. Ou estilo que gosto é aquele que tenha vampiros, nisso incluem-se o clááááássico "Drácula" e esse eu li em inglês!Show de bola!Assim como "O retrato de Dorian Gray"! Tbm virei fã de um autor brasileiro e osasquense, já ouviram falar do livro "Os Sete"? Vale a pena ser lido! Ainda mais se vc já conheceu Osasco ou mora em Oz, como eu! É realmente fantástico, pq vc VÊ os cenários do livro, é do seu cotidianoooo!Muito, muito bom!Falando em vampiros, é complicado tbm deixar de falar da nova febre: Twilight/Crepúsculo. Li todos tbm, sério, é viciante! Se vc é menina sempre sonhou com o cara perfeito e com um amor meio impossível,e stilo novela mexicana. Se vc é um cara, quer ser o cara perfeito com super poderes e quem todas as meninas querem ter.E além do mais é um vampiro ricaço.É bem legal!
De dramas, cito "O caçador de Pipas"...Esse livro me fez chorar muito, me fez crescer,amadurecer, esse é aquele tipo de livro singular. Que mexe com você, que não é um simples entretenimento, ele te acrescenta algo, te faz refletir e mudar. Mas tbm não é ele o escolhido. Acho que tbm devo citar que amo de paixão "O Guarani" do Alencar,é literatura brasileira tbm é boa! Adooooreii esse livro! Ceci e Peri são ótimos! E tbm curti um pouco do Dom Casmurro e pra mim, Capitu é A mulher! Seja ela adultera ou não,mas não quero cair em discussões mais que desgastadas...Hahaha
Tem tbm "O mundo de Sofia", e esse livro é legal, já comecei a lê-lo 5 vezes e sempre paro na mesma parte! Hahahaha. Tenho planos de terminá-lo um dia!
Depois de pensar tanto, escolhi um livro que pedi de Natal (É, pessoas normais ganham maquiagem, perfume, roupas...Eu ganho livros e vale-presentes na Saraiva) e foi o 1º livro que li esse ano:
"O Quarto Crescente"

"Espanha muçulmana, baixa Idade Média, uma mulher incomum no eixo cultural das três grandes religiões monoteístas. Apaixonar-se por Layla é fatal. Sua vida contada nas páginas desse romance é um manancial de força, fé, superação, esperança e amor. Curiosa, inteligente, sagaz, rebelde e independente ela mostrou que não sabia ficar calada, nem viver à sombra; submetia-se somente a Alá. Sua vida é envolta no facínio da noite, desde a escuridão profunda ao brilho terno dos astros. Uma história que nos faz refletir sobre a situação feminina e os papéis culturais que foram impostos às mulheres como fihas de Eva, renegando a Lilith, sua essência profunda."
(Disponível
aqui.)
Pela sinopse dá para ter a idéia de como o livro é. Esse foi o tipo de livro singular. Mexeu comigo, me fez crescer. Me fez também ser mais feminina, mais mulher, mas sem ser frágil e vulnerável. Me fez ver a gravidez e o casamento de formas diferentes. Na verdade, o livro ajudou a amadurecer a idéia de casamento, que não é uma coisa ruim e que gravidez é um amadurecimento e um amor incomensurável.
Também vi que não adianta olhar para trás. Nem para o futuro. É preciso estar corpo e mente no presente. Fazer planos é bom, mas não viver de sonhos. Se quiser saber como será o futuro basta ver oq está fazendo no presente, afinal, é uma questão de conseqüência.
Resumindo, cresci.
É isso, depois de escrever,escrever e escrever, disse o livro =P
Estou morrendo de curiosidade de saber qual o seu :D
Obs.:Eu aqui me abri dizendo o porquê do livro,com toda uma tese...Hahahahaha! Custava dizer que simplesmente tinha gostado do livro? =P
Para livros eu sou prolixa até demais! Hahaahahaha!